10/02/2020

TRATAMENTO DE DEJETOS LIQUIDOS ANIMAIS - PROPULSOR EMBIO E EMBIO 3000

O tratamento consiste em realizar a compostagem líquida dos dejetos. A compostagem líquida é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura. Fazer a compostagem da forma correta tem como resultado final um composto estabilizado e rico em nutrientes e em atividade biológica natural que pode ser usado como biofertilizante na agricultura.

A aeração é um processo muito importante para o tratamento, isto porque estimula o trabalho dos microrganismos aeróbios que estão presentes no dejeto. Estes microrganismos juntamente com as enzimas do Embio 3000 são responsáveis pelo processo de compostagem. Além disso a presença dessas bactérias aeróbias é de grande ajuda quando o dejeto é colocado no solo, isto porque o solo é um organismo vivo que precisa destes microrganismos para que eles ajudem na disponibilização dos nutrientes para as plantas. Uma vez presentes no dejeto, assim que caem no solo já estão ativos e trabalhando.

A aeração, por ativar processos biológicos importantes, contribui de forma eficientes para a redução do mau cheiro dos dejetos, o que é um grande problema no momento de aplicação do dejeto em lavouras. O resultado da fermentação aeróbia da matéria orgânica é um Biofertilizante que contém macro e micronutrientes minerais necessários para as culturas, os quais estão disponíveis para assimilação pelas plantas depois de passar pelo tratamento. O Biofertilizante resultante do tratamento também é rico em células vivas ou latentes dos microrganismos naturais (bactérias, leveduras e fungos filamentosos), assim pode conter muitos metabólitos (subprodutos do metabolismo dos microrganismos) como enzimas, antibióticos, vitaminas, ésteres e ácidos entre outros, os quais desempenham muitas funções no ciclo das culturas e auxiliam a disponibilização dos nutrientes já presentes no solo.