ODORES E MOSCAS NA SUINOCULTURA? (PARTE 1)

Quando pensamos em suinocultura, é difícil não associar esta atividade aos odores e vetores associados a ela. Este tema impacta diretamente o homem do campo, mas em alguns casos, também interfere na vida dos vizinhos da cidade.

A cidade se aproxima cada vez mais do campo, e a proximidade gera complicações quando o assunto é a poluição, o cheiro e as moscas.

Uma pergunta interessante de se fazer é: de onde eles vêm? E por que os chiqueiros têm tantos odores e moscas?

O cheiro forte dentro dos chiqueiros vem dos dejetos que ficam acumulados embaixo e/ou no assoalho. Estes dejetos são, principalmente, as fezes e urina dos suínos, as quais possuem compostos voláteis que são liberados e ficam retidos dentro das instalações.

Algumas pesquisas apontam que existem mais de 200 compostos que são responsáveis pelo mau cheiro.  Além disso, o processo de decomposição anaeróbio, que se inicia já dentro dos chiqueiros, gera subprodutos que causam maus odores, como é o caso, principalmente, da amônia e dos compostos de enxofre (sulfeto de hidrogênio). Outros gases também são gerados neste processo como é o caso do dióxido de carbono, do óxido nitroso e o metano, que mesmo não gerando odores consideráveis, causam diversos problemas ao homem e aos animais.

É importante salientar que estes odores não permanecem apenas dentro das instalações, eles estão presentes também nas esterqueiras e no momento de aplicação do dejeto no solo (fertirrigação).

A presença das moscas está associada ao material orgânico dos dejetos, porque elas agem como decompositoras destes resíduos. A presença delas mostra que os dejetos que estão no ambiente, não estão tendo os cuidados adequados.

O grande problema da proliferação das moscas é que elas podem carregar agentes causadores de doenças, além de gerarem estresse em pessoas e animais.

Mais para frente, falaremos aqui no blog sobre as alternativas para diminuir os odores e moscas, melhorando a qualidade de vida no campo.

Redator(a): Patricia Schumacher
Editor(a): Caio Frederico Ferro

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL? NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

AUTOR

Patricia Schumacher

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum vel libero orci. Suspendisse elementum venenatis porta. Sed id leo faucibus, vestibulum sapien in, finibus mi. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus hendrerit enim vitae tortor sollicitudin facilisis.

CONTINUE LENDO